
Amigos – A Importância da Amizade
O que é realmente um amigo? Será que existe assim muita diferença entre amigos, conhecidos ou colegas? Hoje quero explorar um bocado este tema pois nos últimos tempos tenho pensado na importância da amizade.
O que é um amigo?
Embora pareça uma pergunta fácil de responder, se pensarmos a fundo no tema, acaba por ser algo bastante complexo. Quem são as pessoas que podemos considerar amigos?
Em jeito de brincadeira, fui ao chatGPT questionar o que é um amigo. Eis a sua resposta:
Um amigo é alguém com quem temos uma conexão emocional e afetiva significativa. É alguém em quem podemos confiar, compartilhar momentos felizes e tristes, contar nossos segredos e desabafar. Um amigo é alguém que nos apoia, nos compreende e nos aceita como somos.

É alguém com quem podemos contar para nos ajudar e que está presente nos momentos difíceis. Um amigo é alguém especial que valorizamos e que nos valoriza, criando assim uma relação de reciprocidade, respeito e carinho.
Não desgostei, mas queria acrescentar algo mais. Para mim um amigo não é alguém com quem tenho a necessidade de falar todos os dias. Eu tenho amigos que passo anos sem falar, ou que falo uma vez por ano. Isso não muda o facto de quando nos encontramos parece que ainda ontem tivemos juntos.
Para mim, um amigo está lá quando é preciso, qualquer que seja a hora, sítio ou motivo. Ser um amigo é algo sério, importante e sem igual.

O que é um conhecido ou colega?
Um conhecido é alguém que conhecemos e que temos algum tipo de interação. Normalmente são interações mais superficiais. Com os conhecidos acabamos por ter uma relação mais casual e esporádica.
Um colega é uma pessoa com a qual interagimos principalmente num ambiente mais profissional, embora exista uma relação amigável, em semelhança com um conhecido acaba por ser algo superficial comparando com uma amizade.
A importância de ter amigos, conhecidos ou colegas?
Eu tenho a plena consciência que estou longe de ser o amigo perfeito. Não me lembro de aniversários, nem com a ajuda do Facebook, sou extremamente distraído e desatento. Mas se uma coisa pode ter sempre a certeza é que para o que for preciso estou lá. Estou sempre disponível para ouvir, para aconselhar e se necessário dar na cabeça.
Agora eu tenho os melhores amigos, conhecidos e colegas. Felizmente ao longo destes quarenta anos desenvolvi muito isso na minha vida.
Não importa ter 5 mil amigos no facebook e milhões de seguidores no Instagram, se no momento que precisas não tens um amigo para te apoiar.

Felizmente tenho ainda hoje amigos desde os meus 6 anos de idade, que sempre que precisei estiveram lá para mim. Mesmo amizades recentes que nunca me falham e me conseguem surpreender diariamente se for preciso.
Tenho imensos colegas que se transformaram em grandes amigos e conhecidos que nesta fase mais conturbada da minha vida conseguem transmitir uma energia positiva e força que nem eles sabem.
Para Concluir…
Estes últimos dias, percebi que a minha experiência e partilha tem influenciado e motivado a vida de vários amigos, conhecidos e colegas. Isto é extremamente gratificante e dá força para lutar ainda com mais garra.

Contudo acho desnecessário referir nomes pois espero que quem leia isto consiga se identificar e perceber o quão importante é para mim e nesta minha luta. Nas fotos para ilustrar esta publicação indico alguns, mas muitos ficam de fora não por serem menos importantes, mas por não termos talvez boas fotos juntos.
Obrigado a todos e valorizem e cuidem dos vossos amigos, conhecidos e colegas.

"Não contes os dias, faz com que os dias contém."
Muhammad Ali
Daniel Sopas
Sou uma pessoa interessada por tudo e mais alguma coisa tal como sou também criativo, tenho uma mente hiperativa e quase sempre cheia de ideias. Desde Fevereiro de 2023 luto contra um cancro cerebral, um Glioblastoma de grau IV.




